O Escritório

"Com escolhas inteligentes, garimpos afinados e pimenta autoral, Patricia fala de um Rio cosmopolita, sem rótulos, sem regionalismos, sem folclores e, principalmente, sem fórmulas pasteurizadas, que poderia estar em qualquer outro lugar do mundo, sem descaracterizar o lifestyle do morador"

- Patricia Fiuza por: Allex Colontonio -
Mais Conteudo
01
O Escritório Boutique
Uma casa para chamar de sua

Com atendimento personalizado e dedicação integral a cada etapa do processo, Patricia Fiuza realiza uma arquitetura impecável à frente do escritório-boutique que leva seu nome. Uma senha de bom gosto e estilo no rio de janeiro.

Numa época de tantas receitas prontas e fórmulas pasteurizadas, o trabalho realizado aqui é praticamente handmade. “adotei este conceito europeu que prioriza um atendimento personalizado, onde participo desde a criação à  finalização, acompanhando todos os bastidores, obras, desenhos e orçamentos com meu staff. E escolhi o maior polo de arquitetura do rio de janeiro – o casa shopping – para montar meu estúdio, um espaço de 42m² super bem aproveitado, supercharmoso e aconchegante, intimista e inspirador”, conta Patricia Fiuza.

“Com shape atemporal, a marcenaria hoje é uma assinatura do escritório. Amamos desenhar, criar e trabalhar com diferentes madeiras, que oferecem inúmeras possibilidades. Além disso, a união do indoor com o outdoor é muito importante. Procuramos cada vez mais trazer essas sensações da natureza para os interiores, como luz natural, texturas de pedras e plantas para propor ambientes ricos com materiais naturais, resultando em espaços de conforto e equilíbrio”.

Patricia Fiuza por: Allex Colontonio

Foto: MCA estúdio / Denilson Machado

02
Patricia Fiuza e sua arte
"Traduzir os sonhos e necessidades daqueles para quem projeto"

Há um certo savoir faire carioca tão autêntico no trabalho da brasiliense Patricia Fiuza, trinta e poucos (bem poucos) anos, que não só a diferencia dos demais criadores de sua geração, como faz a gente duvidar que ela não tenha sempre pertencido àquele lugar. Arquiteta e urbanista, passou a infância absorvendo o impacto da topografia de sua cidade natal e sua cidade preferida onde sempre passava suas férias, com um olhar imigrante que jamais se acostumaria com tamanho encanto – o que só faz bem para nós, observadores e críticos daquilo que sai das suas pranchetas.

O fascínio pela interface entre natureza e urbe de uma das cidades mais lindas do mundo Rio de janeiro, junto com as curvas insinuantes de Niemeyer que dobravam cada esquina da Brasília natal desta geminiana cujo sotaque entrega um “carioquês” natural que faz dela insider insuspeita, foram muito bem equalizadas no compasso modernista da arquiteta, desde que trocou o Distrito Federal pela orla mais cantada do planeta, quase 20 anos atrás. Ao converter essas impressões em metros quadrados de uma arquitetura contemporânea da melhor qualidade, Patricia vem se destacando com um trabalho que é a cara do Rio, seja por meio de uma cadeira de Sergio Rodrigues acomodada num canto do living, seja traduzida por um par de poltronas de Carlos Motta na varanda, seja nas obras de Burle Marx e outros estetas que costuma escalar em suas ambientações.

Com escolhas inteligentes, garimpos afinados e pimenta autoral, Patricia fala de um Rio cosmopolita, sem rótulos, sem regionalismos, sem folclores e, principalmente, sem fórmulas pasteurizadas, que poderia estar em qualquer outro lugar do mundo, sem descaracterizar o lifestyle do morador – está aí, afinal, sua grande arte: traduzir os sonhos e necessidades daqueles para quem projeta. Sorte deles. E nossa também.

Patricia Fiuza por: Allex Colontonio

Foto: MCA estúdio / Denilson Machado

03
A equipe em total sintonia
Um estilo jovem e atemporal, a assinatura do escritório

Desde 2009 no front da empresa que leva o seu nome, Patricia Fiuza comanda uma equipe em total sintonia. Contando com a ajuda das Arquitetas e Urbanistas: Flavia Frota (à esquerda) e  Thamyres Aragão (à direita), integrando talento e sofisticação aos projetos.

Patricia Fiuza por: Allex Colontonio
Foto: Ari Kaye

Ligue para:
21 2420 5363 / 21 2108 8843
Ou nos envie um e-mail:
projetos@patriciafiuza.com.br